Depressão é só uma Chamada de Atenção
Depressão não é Preguiça!
Ainda hoje, muitas pessoas confundem a depressão com “falta de vontade”, “preguiça” ou “drama”. Esta visão não só é injusta, como profundamente prejudicial para quem está a viver esta condição.
A verdade é simples e deve ser dita sem rodeios: A depressão é uma doença. E como qualquer outra doença, precisa de atenção, cuidado e tratamento.
O que é (e o que não é) a Depressão?
A depressão é uma condição clínica séria, que afeta a forma como a pessoa pensa, sente e vive o seu dia a dia. Vai muito além de estar triste. Pode surgir com ou sem motivo aparente, e manifesta-se de várias formas, incluindo:
Cansaço extremo, mesmo após descansar;
Falta de energia ou motivação para realizar tarefas simples;
Alterações no sono e no apetite;
Dificuldade de concentração;
Sentimentos de culpa, inutilidade ou desesperança;
Perda de interesse em coisas que antes davam prazer;
Pensamentos negativos persistentes.
Ignorar Não Faz Desaparecer
Muitas pessoas, por medo, vergonha ou falta de informação, tentam “seguir em frente” como se nada se passasse. Mas ignorar os sinais da depressão não faz com que desapareçam. Pelo contrário, tende a agravar os sintomas, levando a um maior sofrimento e isolamento.
“Mas eu não tenho motivo para estar assim...”
A depressão não precisa de uma causa visível. Ela pode afetar qualquer pessoa, em qualquer fase da vida.
Falar Ajuda e Procurar Ajuda Transforma
A recuperação começa quando deixamos de nos calar. Falar sobre o que sentimos, pedir apoio, procurar ajuda profissional são atos de coragem, não de fraqueza.
A terapia é um espaço seguro para compreender o que está a acontecer, desenvolver estratégias de autocuidado e reconstruir, passo a passo, o equilíbrio emocional.
Há Esperança. Há Caminho. Há Ajuda.
Se se revê nestes sinais ou conhece alguém que possa estar a viver isto, dê o primeiro passo. Falar com um psicólogo pode fazer toda a diferença.