Psicólogo ou Amigo?
Ambos são importantes, mas desempenham papéis diferentes no cuidado da saúde mental.
É comum ouvir a pergunta: "Se posso falar com um amigo, porque haveria de procurar um psicólogo?" A resposta é simples: embora ambos possam ser uma importante fonte de apoio, o papel de um amigo e o de um psicólogo são diferentes e complementares.
Os amigos fazem parte da nossa rede de suporte. Estão presentes para celebrar conquistas, ouvir desabafos, oferecer conforto e partilhar experiências. Sentirmo-nos compreendidos por pessoas de quem gostamos é um fator importante para o bem-estar emocional e para a construção de relações saudáveis.
No entanto, um psicólogo não substitui um amigo, da mesma forma que um amigo não substitui um psicólogo.
A relação terapêutica assenta numa formação científica e técnica que permite compreender o funcionamento psicológico, identificar padrões de pensamento, comportamento e emoção, e utilizar estratégias baseadas na evidência para promover a mudança e o bem-estar.
Ao contrário de uma conversa entre amigos, a terapia tem objetivos definidos e um enquadramento profissional. O psicólogo cria um espaço seguro, confidencial e livre de julgamento, onde a pessoa pode explorar as suas dificuldades sem receio de estar a sobrecarregar alguém ou de receber opiniões influenciadas pela relação pessoal.
Além disso, enquanto um amigo tende, naturalmente, a dar conselhos, proteger ou tomar partido, o psicólogo procura ajudar a pessoa a compreender a sua experiência, desenvolver novas perspetivas e encontrar recursos para lidar com os desafios de forma mais autónoma.
Isto não significa que um seja mais importante do que o outro. Pelo contrário. Uma boa rede de apoio e um acompanhamento psicológico podem coexistir e complementar-se.
Existem momentos em que conversar com um amigo é suficiente para aliviar uma preocupação ou organizar ideias. Noutras situações, quando o sofrimento emocional persiste, interfere com a qualidade de vida ou se torna difícil de gerir sozinho, recorrer a um psicólogo pode ser um passo importante.
Cuidar da saúde mental não implica escolher entre amigos ou terapia. Significa reconhecer que diferentes formas de apoio respondem a necessidades diferentes.
Porque os amigos caminham ao nosso lado. O psicólogo ajuda-nos a compreender melhor o caminho que estamos a percorrer e a encontrar novas formas de o viver, com maior equilíbrio e bem-estar.